A World Surf League (WSL) anunciou uma revolução no circuito mundial a partir de 2026! Em comemoração aos 50 anos do campeonato profissional, a liga revelou um novo formato, mais atletas mulheres na disputa, novos critérios de pontuação e uma final histórica no lendário Pipeline, no Havaí, reunindo todos os surfistas — inclusive os que não passarem do corte.
Com 12 etapas programadas entre abril e dezembro, a temporada começa em Bells Beach, na Austrália, e chega ao Brasil entre os dias 12 e 20 de junho, com a tradicional parada em Saquarema (RJ). Já a grande final será entre os dias 8 e 20 de dezembro, direto do berço do surfe mundial: Pipeline.
🔁 Adeus repescagem! Olá, pressão desde a primeira bateria
Esqueça os rounds “só pra aquecer”. A partir de 2026, não haverá mais repescagem nem fases não eliminatórias. A regra agora é surfar com tudo ou ir pra casa.
Nas etapas regulares (1ª a 9ª), os surfistas melhores ranqueados começam direto da segunda fase — os outros terão que batalhar na primeira rodada. A nota de corte rola após a 9ª etapa, e só os melhores seguem pra “pós-temporada”, com as etapas em Abu Dhabi (10ª) e Peniche, em Portugal (11ª).
📈 Como funciona o novo ranking?
- Cada atleta soma os nove melhores resultados nas 12 etapas.
- As etapas regulares valem até 10 mil pontos.
- A grande final em Pipeline vai distribuir 15 mil pontos — ou seja, pode virar o jogo!
E diferente do que vinha acontecendo, Pipeline não terá mais o formato “Finals” com apenas os cinco melhores. Todos os competidores vão surfar a etapa final, em um modelo mais democrático (e imprevisível).
🌊 Mais mulheres na água!
Pela primeira vez, o circuito vai contar com 24 surfistas mulheres já no início da temporada — um salto em relação às 18 atuais. O número de homens segue em 36.
“Essas mudanças refletem nosso compromisso em honrar o legado do surfe e ao mesmo tempo moldar seu futuro”, disse Ryan Crosby, CEO da WSL.

🗓️ Calendário completo WSL 2026
Temporada regular (1ª a 9ª etapas):
- Bells Beach, Austrália – 1 a 11 de abril
- Margaret River, Austrália – 17 a 27 de abril
- Snapper Rocks, Austrália – 2 a 12 de maio
- Punta Roca, El Salvador – 28 de maio a 7 de junho
- Saquarema, Brasil – 12 a 20 de junho 🇧🇷
- Jeffreys Bay, África do Sul – 10 a 20 de julho
- Teahupoo, Taiti – 8 a 18 de agosto
- Cloudbreak, Fiji – 25 de agosto a 4 de setembro
- Lower Trestles, EUA – 11 a 20 de setembro
📌 Nota de corte acontece após a 9ª etapa
Pós-temporada (10ª e 11ª etapas):
10. Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – 14 a 18 de outubro
11. Peniche, Portugal – 22 de outubro a 1º de novembro
Grande final:
12. Pipeline, Havaí – 8 a 20 de dezembro 🌺