Maricá deu início às obras da Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara, localizada em São José do Imbassaí. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a autarquia Somar, marca a maior ampliação já realizada no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, inaugurado em 2020.
A nova etapa contempla a construção de setores especializados, como hemodiálise e hemodinâmica, além de novos leitos de enfermaria cirúrgica, salas de cirurgia, enfermaria coronariana, centro de imagem ampliado e prédio administrativo. A previsão é de que essas estruturas estejam concluídas até o fim de 2025.
O projeto completo da Cidade da Saúde ainda prevê a implantação do Hospital da Mulher, da Criança e uma maternidade. Também está prevista a instalação de serviços de medicina nuclear, que permitirão diagnósticos personalizados por meio de análise genética.
Siga o Jovem na Mídia nas Redes Socias: Instagram e Facebook
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Velho, o investimento representa um avanço significativo no atendimento da rede pública. “Vamos evitar que pacientes precisem se deslocar para outras cidades, ampliando a capacidade do hospital com novos serviços e infraestrutura adequada”, declarou. Ele também destacou que só nos primeiros seis meses de 2025, a unidade já passou a oferecer oftalmologia, cirurgia bariátrica e proctologia.
A diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva, reforçou a importância da expansão. “Estamos realizando a maior ampliação física da história da unidade. Até o fim do ano, entregaremos os setores de hemodinâmica, hemodiálise, a ampliação do centro cirúrgico, CTI cardiológico e novas enfermarias”, afirmou.
Atualmente, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é referência em cirurgias, trauma referenciado, prevenção e tratamento do câncer de pele, além de oferecer serviços como endoscopia, colonoscopia, oftalmologia e cirurgia bariátrica. A unidade, no entanto, não realiza atendimentos por demanda espontânea. O acesso se dá exclusivamente por encaminhamento da Central de Regulação ou por serviços públicos de saúde do município.
As unidades que atendem urgência e emergência por livre procura em Maricá são o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã e a UPA Municipal Santa Rita, em Itaipuaçu.
Além da expansão no atendimento, o hospital também caminha para se tornar um centro de formação acadêmica e prática para estudantes da área de saúde vinculados ao Programa Passaporte Universitário.