Empresa por trás do ChatGPT deve anunciar seus primeiros dispositivos físicos no segundo semestre do próximo ano
A OpenAI, conhecida mundialmente pelo ChatGPT, está pronta para dar um novo passo fora das telas. Segundo Chris Lehane, chefe de assuntos globais da empresa, o primeiro produto físico da OpenAI será anunciado em 2026, com expectativa de revelação no segundo semestre.
Durante um painel organizado pelo Axios, Lehane afirmou que o projeto já está em andamento, mas evitou cravar uma data para o início das vendas. A previsão, segundo ele, é “o cenário mais possível”, mas tudo ainda depende da evolução do desenvolvimento.

Mais de um dispositivo no radar
Um detalhe que chamou atenção foi o uso do termo “dispositivos” no plural, indicando que a OpenAI pode lançar mais de um produto. Rumores apontam para dois protótipos:
- Um fone de ouvido, com codinome Sweetpea;
- Um aparelho compacto, apelidado de Gumdrop, com visual parecido com um antigo iPod Shuffle.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram, Facebook e Tiktok para não perder nada!
As especulações indicam ainda que os fones poderiam usar um chip Exynos da Samsung, enquanto o segundo dispositivo teria formato próximo ao de uma caneta e rodaria modelos de IA da OpenAI localmente, com integração direta ao ChatGPT.
Um novo caminho para a OpenAI
O projeto ganhou força após a parceria com Jony Ive, designer histórico da Apple, cuja startup foi adquirida pela OpenAI em 2025. Sam Altman, CEO da empresa, já adiantou que a ideia é criar algo mais simples e menos invasivo que um smartphone — possivelmente até sem tela.
Mesmo sendo avaliada em mais de US$ 500 bilhões, a OpenAI ainda não é lucrativa e aposta nesses novos caminhos para definir o futuro da companhia nos próximos anos.




