O Tela Brasil é o novo streaming gratuito do Governo Federal que tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026. Apesar dos boatos recentes e até do surgimento de um aplicativo falso, o Ministério da Cultura confirmou que o serviço ainda não foi lançado oficialmente e segue em fase final de testes.
A expectativa é grande — e não é à toa. A plataforma nasce com a proposta de democratizar o acesso ao audiovisual brasileiro, reunindo um catálogo inicial de cerca de 555 obras, entre filmes, documentários, animações, séries, curtas e médias-metragens. O investimento total é de R$ 4,4 milhões.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Audiovisual (SAV) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e conta com o apoio de instituições como a Cinemateca Brasileira, Funarte, CTAv e Fundação Cultural Palmares para a construção do acervo.

Ainda não há uma lista oficial dos títulos, mas a expectativa é que produções brasileiras indicadas ao Oscar estejam no catálogo, como Cidade de Deus, Central do Brasil, O Pagador de Promessas, O Menino e o Mundo e documentários reconhecidos internacionalmente.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram, Facebook e Tiktok para não perder nada!
O acesso será 100% gratuito, por meio de aplicativo para Android, iOS ou diretamente pelo navegador, usando a conta Gov.br. Além do público geral, o Tela Brasil também mira as escolas, ajudando no cumprimento da lei que incentiva a exibição de filmes nacionais no ensino básico.




