24.2 C
Brasil
sábado, agosto 2, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

‘Escritório Social em Movimento’ leva cidadania e inclusão para Inoã

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, realizou neste sábado (19/07) o evento ‘Escritório Social em Movimento’, que teve como tema “Cidadania e Acessibilidade: Direito é para todos”. A ação, que tem previsão para acontecer mensalmente, levou diversos serviços essenciais diretamente à população do bairro de Inoã, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

Durante o dia, servidores municipais e representantes da Defensoria Pública ofereceram atendimento e orientação jurídica, auxílio para obtenção de documentação, acompanhamento por equipe multidisciplinar da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, além de suporte para egressos do sistema prisional e seus familiares.

A secretária da pasta, Tatiana Castor, destacou a importância de descentralizar os serviços para facilitar o acesso dos cidadãos:

“Nosso intuito é levar esse programa para todos os bairros de Maricá, para que as pessoas possam ter acesso aos seus direitos. Quem é atendido aqui já sai com ações protocoladas ou pode dar andamento aos seus processos.”

A defensora pública Natalie Bianchi Garcia complementou:

“Estamos facilitando a população local. Fóruns normalmente ficam em lugares distantes, dificultando o acesso. Assim, em um final de semana, conseguimos levar justiça mais perto das pessoas.”

Um dos serviços mais procurados foi a solicitação de curatela, um processo que nomeia um curador para pessoas que não conseguem tomar decisões sozinhas, muito requisitado por mães de filhos com autismo.

Elisângela Oliveira, moradora do Jardim Atlântico Leste, acompanhada do filho autista Henrique Roberto, contou sua experiência:

“Meu filho completou 18 anos e eu precisava da curatela dele. Já teria que ir até a Defensoria, que é longe e exige esperar muito tempo. Aqui fui atendida rápido, fiz a identidade dele também. Se não fosse hoje, não sei quando conseguiria.”

Amanda Rocha, auxiliar-administrativa e moradora de Inoã, também aproveitou a oportunidade para dar entrada na curatela do filho, atendido pela Casa do Autista, e falou sobre a facilidade do atendimento:

“Como trabalho de segunda a sexta, só conseguiria resolver isso nas férias. Descobri o evento pelas redes sociais e aproveitei o sábado para tirar dúvidas. Saio muito satisfeita.”


A ação demonstra o compromisso da Prefeitura de Maricá com a inclusão social e o acesso facilitado a direitos, levando justiça, cidadania e apoio diretamente para as comunidades da cidade.

SARA CELESTINO
SARA CELESTINOhttp://jovemnamidia.com.br
Sara Celestino, dona do Jovem na Mídia, é repórter-fotográfica e criadora de conteúdo, apaixonada por jogos, tecnologia, K-pop e tudo que envolve o universo jovem. Sempre antenada nas tendências, traz notícias de forma leve, dinâmica e envolvente, conectando a nova geração ao que realmente importa!
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares