24.2 C
Brasil
quarta-feira, setembro 17, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

Coletivo Jovem Albatroz abre vagas para formação de jovens entre 15 e 17 anos em Cabo Frio

São 12 vagas para o curso que abordará temas da educação ambiental marinha, como identidade territorial, justiça socioambiental e protagonismo juvenil

Até o dia 3 de agosto (domingo), jovens de 15 a 17 anos poderão se inscrever para a nova formação do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), iniciativa de educação ambiental e protagonismo juvenil do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. No total, há 12 vagas abertas para integrar as atividades do grupo em Cabo Frio (RJ) e participar de um curso de 12 meses que abordará temas relevantes para a educação ambiental como a biodiversidade, identidade territorial, educomunicação, justiça socioambiental e protagonismo da juventude. O curso acontecerá de forma presencial e oferecerá bolsas-auxílio mensais de R$500 para incentivar a participação nas atividades (confira o edital completo neste link).

A formação do Coletivo Jovem Albatroz será composta por atividades teóricas e práticas a partir das quais os jovens irão desenvolver pertencimento territorial, consciência socioambiental, protagonismo juvenil e engajamento com a conservação marinha, através da interação com princípios teóricos e metodológicos da educação ambiental. Segundo a educadora responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, o fio condutor do processo será a territorialidade e o desenvolvimento sustentável. “Ao longo da formação os jovens vão identificar a identidade, história e relação com o território. A proposta é que ampliem os conhecimentos sobre a biodiversidade marinha e sociocultural da cidade. Para no final da formação construir uma intervenção artística colaborativa, a ser planejada, executada, divulgada e avaliada pelos jovens na práxis, ou seja, com o objetivo de possibilitar o aprendizado durante a prática, metodologia que já é tradicional nas formações do nosso CJA”.

Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram Facebook para não perder nada!

Os encontros do Coletivo Jovem Albatroz acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras à tarde, entre os meses de agosto de 2025 e agosto de 2026, de forma presencial, no Projeto Albatroz (Av. Wilson Mendes, s/n, Porto do Carro, Cabo Frio). Estão previstas também atividades práticas, que serão agendadas previamente, podendo ocorrer em dias, horários e locais diferentes, sempre com a supervisão de um educador.

Pré-requisitos

Para participar da seleção, é necessário ter entre 15 e 17 anos, estar cursando ao menos o oitavo ano do Ensino Fundamental, ter interesse por educação ambiental e morar em Cabo Frio (RJ), preferencialmente nas comunidades do entorno do Projeto (Boca do Mato, Jardim Esperança, Porto do Carro, Estradinha, Jacaré e Vila do Ar).

Inscrições

Para se inscrever é necessário gravar um vídeo se apresentando e contando para equipe do Projeto Albatroz sobre o seu interesse em participar do grupo. As inscrições recebidas via Google Forms serão analisadas pelos responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz. Após o encerramento das inscrições, os jovens selecionados serão contactados para que possam comparecer ao Projeto Albatroz acompanhados de um responsável legal para formalizar a inscrição.

Turmas anteriores

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens para que possam se tornar lideranças na conservação marinha e costeira. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do CJA realizam diversos cursos, oficinas, saídas de campo e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e ao Meio Ambiente, apresentando suas experiências.

Mais de 120 jovens de várias regiões do Brasil já foram envolvidos nas ações e cursos do CJA, que abrangeram temas como: políticas públicas, educação ambiental, captação de recursos para projetos ambientais, educomunicação, produção audiovisual e artística.

Sobre o Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras desde 2006. O Projeto, nascido em Santos (SP), no ano de 1990, é coordenado pelo Instituto Albatroz – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o poder público, instituições de ensino, empresas pesqueiras e pescadores, desenvolvendo pesquisas científicas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da conservação dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

Atualmente, o Projeto Albatroz mantém bases de pesquisa em quatro estados brasileiros e, em 2023, inaugurou seu primeiro Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha em Cabo Frio (RJ), com exposições, trilhas autoguiadas, ponto para observação de aves e realização de atividades de educação ambiental em uma das regiões com maior ocorrência de albatrozes e petréis da costa brasileira. O Instituto Albatroz, que realiza o Projeto Albatroz, também executa o Programa de Monitoramento de Praias (PMP) em um trecho de 54 km, em diversas praias das cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, na Região dos Lagos.

O Projeto Albatroz estima que cerca de 300 mil aves marinhas sejam capturadas incidentalmente pela pesca de espinhel todos os anos no mundo, sendo 30 a 40 mil albatrozes e petréis. Para diminuir esse número, a instituição participa ativamente de órgãos e planos nacionais e internacionais como o Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), Plano Nacional de Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP), Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), entre outros, compartilhando pesquisas e desenvolvendo estratégias de conservação.

SARA CELESTINO
SARA CELESTINOhttp://jovemnamidia.com.br
Sara Celestino, dona do Jovem na Mídia, é repórter-fotográfica e criadora de conteúdo, apaixonada por jogos, tecnologia, K-pop e tudo que envolve o universo jovem. Sempre antenada nas tendências, traz notícias de forma leve, dinâmica e envolvente, conectando a nova geração ao que realmente importa!
spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares