37.4 C
Brasil
sexta-feira, agosto 29, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

“Chico” Elefante-marinho que passou por Maricá é visto em esgoto, São Francisco em Nitéroi

O novo morador temporário de Niterói conhecido em Maricá como Chico, em Nitéroi ficou conhecido como Nikito, carisma e pesa cerca de 4 toneladas: Chico, o elefante-marinho-do-sul que virou celebridade ao decidir tirar uns dias de descanso pelas praias do litoral da Região dos Lagos, chamou atenção essa semana ao ser visto no canal (esgoto) de São Franscisco, Nitéroi.

Desde o último final de semana, Chico vem chamando atenção de moradores, curiosos e ambientalistas com sua presença inusitada e fofa. Depois de uma tour que começou em Araruama, Jaconé (Saquarema), passando por Ponta Negra (Maricá), Piratininga e até pela Baía de Guanabara, o animal se instalou no canal (esgoto) de São Francisco.

Tudo começou há uma semana, quando Chico foi visto pela primeira vez na Praia da Jaconé. Desde então, ele vem “turistando” de praia em praia, sempre sendo acompanhado de perto por equipes da Guarda Ambiental e por especialistas da UERJ, como o biólogo Rafael Carvalho.

No canal (esgoto) de São Francisco, Chico foi visto nadando nas águas do esgoto, e sobre a rede de contenção de lixo (que foi retirada para facilitar sua saída) onde está acomodado até o momento. A ideia era que ele seguisse pro mar aberto — mas, ao invés disso, ele voltou pro canal. E agora? As equipes estudam um plano de afugentamento controlado pra incentivar o retorno dele ao oceano.

.

Mas o que esse elefante-marinho tá fazendo aqui?

Chico é um juvenil da espécie Mirounga leonina, típica do extremo sul da América do Sul, como a Patagônia (Argentina e Chile). Nessa época do ano, eles costumam nadar longas distâncias pelo Atlântico em busca de comida e tranquilidade — e, às vezes, acabam parando no Sudeste brasileiro.

A presença dele, apesar de rara, não é anormal. Ele provavelmente veio da região da Península Valdés, um reduto de colônias da espécie. Aqui, ele achou sombra, água fresca e pouca interferência humana. Só que o canal não é o lugar ideal para ele permanecer por muito tempo.

Ele está bem?

Sim! Segundo os biólogos da UERJ e os veterinários da empresa Econservation, Nikito está saudável, apresenta comportamento típico da espécie e já está até cicatrizando um ferimento leve. Ele alterna entre longos descansos na areia e mergulhos rápidos — normalíssimo pro rolê dele.

A Guarda Ambiental mantém uma área de isolamento de 40 metros, e o público é orientado a não se aproximar, não alimentar e evitar fazer barulho.

Se você encontrar o Chico (Nikito):

  • Mantenha distância (respeite o isolamento de 40m)
  • 🐾 Não toque nem alimente o animal
  • 📞 Acione a Guarda Ambiental pelo 153 (Cisp)
  • 👀 Siga as orientações no local e evite aglomerações

A missão agora é garantir que ele recupere as energias e encontre o caminho de volta pro mar aberto com toda segurança.

Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram Facebook para não perder nada!

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares