A Guarda Municipal de Maricá está prestes a passar por uma das maiores transformações da sua história. Segundo o secretário de Segurança Cidadã, coronel Júlio Veras, a Prefeitura planeja lançar um novo concurso público em 2026 para praticamente dobrar o efetivo da corporação até o final do mandato do prefeito Washington Quaquá.
Atualmente, o município conta com cerca de 410 guardas, e a meta é chegar a 800 profissionais. O aumento do efetivo vai acompanhar uma mudança estratégica: a Guarda passará a ter porte de arma, seguindo decisões recentes do STF e alterações na lei orgânica do município.
Mais poder de atuação
Com o armamento, a Guarda poderá atuar em ocorrências de maior risco, mantendo sua atuação ostensiva já consolidada. Segundo Veras, a corporação continuará 24 horas nas ruas, apoiando Polícia Militar e Polícia Civil, mas agora com capacidade ampliada para proteger a população em situações de maior perigo.
Expansão da segurança pública
O concurso faz parte de um plano maior de fortalecimento da segurança em toda a cidade, garantindo maior presença e capacidade de resposta da Guarda Municipal. Mais detalhes sobre datas e inscrições devem ser divulgados ao longo de 2025.



