A Musa ornata (bananeira-ornamental) está em alta! Recentemente, a planta foi destaque na decoração da casa da cantora Anitta, na revista Casa Vogue, reacendendo a paixão dos brasileiros por espécies tropicais. Esta tendência reflete a rica biodiversidade do país e cresce cada vez mais, destacando a importância de cultivar de forma responsável e sustentável.
Em Maricá, a Musa ornata é cultivada no horto de agrobiodiversidade da Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado, como parte do projeto Inova Agroecologia, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O impacto das plantas tropicais na economia
O engenheiro agrônomo João Araújo, professor da UFRRJ, explica:
- O cultivo de plantas tropicais no Brasil impulsiona diversos setores.
- A produção dessas plantas gera oportunidades de trabalho em áreas como agricultura, paisagismo, floricultura e muito mais.
- Valorização da biodiversidade brasileira e desenvolvimento local.
Novidades no horto
Além da Musa ornata pink, outras plantas como a Beccari, Sumatra e Ornata violacea estão prestes a chegar ao horto de Maricá. Este espaço se destaca pela produção sustentável, utilizando técnicas ecológicas que priorizam a biodiversidade e o uso consciente dos recursos naturais.
E você, também ama plantas tropicais? Já pensou em ter uma Musa ornata em casa? Comente abaixo! 👇🌱