Com investimento bilionário, projeto promete agitar a economia de Maricá e gerar até 13 mil empregos
Depois de 15 anos de espera, o tão falado Porto de Jaconé, em Maricá, finalmente vai virar realidade. O prefeito Washington Quaquá anunciou nesta quarta (04/06), ao lado do governador Cláudio Castro, que as obras começam no segundo semestre de 2025. A estrutura vai se chamar oficialmente Terminal de Ponta Negra (TPN), mas já é conhecida por muitos como o Porto de Jaconé.
E os números impressionam:
💰 Investimento de R$ 1,5 bilhão
👷 13 mil empregos diretos e indiretos
📈 R$ 1,3 bilhão/ano em royalties para Maricá
“Maricá vai se transformar em um gigante econômico”
Durante a reunião no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, Quaquá destacou a importância da parceria com o governo estadual:
“São 15 anos de luta. Esse porto só foi possível graças ao apoio democrático e proativo do governador Cláudio Castro”, disse o prefeito.
Já o governador afirmou que o porto representa uma nova fase para o Rio:
“Estamos transformando o petróleo em desenvolvimento, empregos e oportunidades. Maricá está no caminho certo.”
O encontro também contou com a presença de empresários do setor portuário que acreditam no potencial da região para alavancar exportações e fortalecer a indústria.
🌍 Sustentável, moderno e conectado com o futuro
Além de ser um dos maiores terminais portuários do Brasil, o Porto de Jaconé terá um diferencial: foco total em sustentabilidade, inovação e logística inteligente. O espaço também será uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o que significa isenção de impostos para empresas que se instalarem por lá e produzirem voltadas para exportação.
Esse modelo atrai novas indústrias, impulsiona a geração de renda e coloca Maricá de vez no mapa do desenvolvimento nacional.
🏛️ STF libera geral
A última barreira legal foi vencida em abril, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o último recurso contrário à construção. Com isso, o projeto recebeu o aval definitivo para sair do papel.
Desde que voltou à Prefeitura, Quaquá tem batido na tecla de que o porto é um dos maiores objetivos da sua gestão. E agora, tudo indica que essa promessa vai se cumprir.
E aí, o que você acha desse projeto gigante chegando em Maricá?
Conta pra gente nos comentários! Você vê o porto como uma oportunidade de trabalho ou está preocupado com o impacto na cidade?