39.1 C
Brasil
quarta-feira, setembro 17, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

Tesla é investigada nos EUA após relatos de motoristas presos dentro dos carros

A Tesla está mais uma vez no radar dos reguladores dos Estados Unidos. A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) abriu uma investigação contra a montadora de Elon Musk por causa de um possível defeito nas maçanetas eletrônicas que pode impedir motoristas e passageiros de saírem dos veículos em situações de emergência.

O processo começou na terça-feira (16) e, caso seja confirmado, pode gerar um recall para milhares de unidades.

🚗 Model Y na mira

Inicialmente, a investigação mira 174 mil unidades do Model Y fabricadas em 2021. Dependendo dos resultados, o caso pode se expandir para outros modelos elétricos da Tesla.

A falha teria ligação com a perda de energia em acidentes, deixando as portas travadas. O problema chamou atenção após a Bloomberg divulgar relatos de vítimas que não conseguiram sair dos carros — alguns casos terminaram em ferimentos e até mortes.

Crianças presas após colisões

Segundo a NHTSA, já foram registrados pelo menos nove casos de crianças presas dentro de Model Y depois de falhas nas portas durante colisões.

  • Em vários relatos, pais não conseguiram abrir as portas para resgatar os filhos no banco de trás;
  • A agência reforçou que existe um sistema manual interno, mas nem sempre crianças, idosos ou pessoas com deficiência conseguem usá-lo;
  • O órgão alertou: “O aprisionamento em um veículo é particularmente preocupante em situações de emergência, como quando as crianças ficam presas em um veículo quente.”

Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram Facebook para não perder nada!

Reguladores de olho no mundo todo

O problema não é exclusivo dos EUA. Na China, autoridades já cogitam proibir esse tipo de tecnologia em veículos. E, na União Europeia, órgãos de trânsito também avaliam medidas de restrição.

Os maiores riscos afetam crianças, idosos, pessoas com deficiência e até animais de estimação, que podem ficar presos sem conseguir acionar o sistema manual.

Tesla sob pressão

Além desse caso, a Tesla já está sendo investigada por questões ligadas ao piloto automático e ao sistema de direção autônoma, ambos alvo de críticas por falhas de segurança.

A NHTSA agora quer entender até que ponto o design das portas eletrônicas da Tesla é confiável e se realmente garante segurança em acidentes graves.

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares