Depois de seis dias de espera e ondas caprichosas, finalmente o novo campeão mundial de surfe deve ser conhecido nesta segunda-feira, em Cloudbreak, Fiji. A World Surf League confirmou: a final começa às 16h30 (horário de Brasília).
O Brasil chega com tudo, representado por Yago Dora, líder do ranking, e Italo Ferreira, que tentam manter a hegemonia do país, que já soma sete títulos nos últimos dez anos.
Yago Dora e a missão de fazer história
Eu tento ficar visualizando o que pode acontecer, eu já uso essa técnica de mentalização faz um tempo e eu estou totalmente focado. Tenho fé que vai dar tudo certo e eu vou levantar a taça. É o que eu quero que aconteça, mas ainda falta. O trabalho da temporada foi muito bem feito, estou muito satisfeito com o ano, mas agora é a prova final, é a hora de carimbar o meu passaporte para a história e levar o título – disse Yago Dora.
Líder do ranking mundial, Yago Dora está a uma bateria de vencer o título da temporada. Ele enfrentará na grande decisão o vencedor do mata mata, que terá a participação de Italo Ferreira, quinto colocado. No formato, Italo e o australino Jack Robinson (4º) se enfrentam numa primeira bateria. O vencedor desafia o americano Griffin Colapinto (3º), que por final vai duelar contra o sul-africano Jordy Smith (2º) pela vaga na final contra Yago.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
Italo Ferreira pronto para o desafio
Italo, quinto colocado, entra no mata-mata contra Jack Robinson (4º). O vencedor encara Griffin Colapinto (3º) e, depois, Jordy Smith (2º) antes de desafiar Yago na final. “É um longo dia, mas estou pronto, amarradão, e animado para surfar muito até o final se Deus permitir”, comentou o brasileiro.
Onde as ondas vão quebrar
Segundo a organização, a expectativa é realizar todo o campeonato na onda de Cloudbreak, mas há uma possibilidade de mudança de pico com a competição em andamento. Um vento que pode prejudicar a formação das ondas de Cloudbreak ao longo do dia seria a causa para a transferência da decisão para Restaurants.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/j/5/it0Y02RQWIOXlyBM3A8g/italo-ferreira-25fiji-ess-1665-ed-sloane.jpg)
Ambas as ondas são bastante semelhantes – tubulares e quebram para a esquerda sobre a rasa barreira de coral. Porém, enquanto a onda de Cloudbreak é em alto mar e mais pesada, a de Restaurants fica próximo da ilha de Tavarua, o que facilita a logística operacional, e tem menor tamanho.
Confrontos do Finals
1ª rodada:
- Caroline Marks (4ª) x Bettylou Sakura Johnson (5ª)
- Jack Robinson (4º) x Italo Ferreira (5º)
2ª rodada:
- Caitlin Simmers (3ª) x vencedora da 1ª rodada
- Griffin Colapinto (3º) x vencedor da 1ª rodada
3ª rodada:
- Gabriela Bryan (2ª) x vencedora da 2ª rodada
- Jordy Smith (2º) x vencedor da 2ª rodada
Finais (melhor de três baterias):
- Molly Picklum (1ª) x vencedora da 3ª rodada
- Yago Dora (1º) x vencedor da 3ª rodada
O SporTV3 transmite ao vivo, e o ge acompanha em tempo real.
O dia promete emoções fortes, e o Brasil tem tudo para manter a coroa do surfe mundial! 🌊🇧🇷