Atenção, aposentados e pensionistas! Se você teve descontos indevidos feitos por associações no seu benefício do INSS, corre que o prazo para pedir a devolução termina segunda-feira, dia 21 de julho.
Esse acordo vale para quem teve valores descontados entre março de 2020 e março de 2025 — e o melhor: não precisa ir à Justiça pra receber. Tudo pode ser resolvido pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. E não precisa apresentar documentos nem pagar nada pra aderir.
💸 Quando o dinheiro cai?
Quem fizer a adesão até o prazo vai começar a receber na semana do dia 24 de julho, direto na mesma conta onde já recebe o benefício normalmente. Os pagamentos serão feitos em lotes diários, então pode ser que leve alguns dias até cair pra todo mundo.
📲 Como saber se você tem direito?
- Se você contestou os descontos e não recebeu resposta da entidade envolvida em até 15 dias úteis, você pode aderir ao plano de devolução.
- Se ainda não contestou, dá tempo: você pode fazer isso pelo app Meu INSS, pelo telefone 135 ou nos Correios. O prazo para essas novas contestações vai até 14 de novembro.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
🧑⚖️ O que é esse acordo?
O plano de devolução foi homologado pelo STF e é resultado de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, INSS, AGU, MPF e OAB. Ao todo, o governo recebeu 3,8 milhões de contestações, e cerca de 3 milhões delas não tiveram resposta das associações — ou seja, podem ter direito à devolução.
📌 Fica a dica: compartilha essa info com alguém que pode ter direito!
💬 Quer que a gente monte um carrossel pro Instagram com passo a passo? Só pedir!