O Brasil já tem seu representante oficial na corrida pelo Oscar 2026! A Academia Brasileira de Cinema anunciou na segunda-feira (15) que o escolhido para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional é o aguardado “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho.
O filme, que brilhou em Cannes com prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator, já conquistou plateias ao redor do mundo e agora mira o tapete vermelho de Hollywood.
A história por trás do longa
Ambientado no Recife dos anos 70, “O Agente Secreto” é um thriller político que mistura tensão, mistério e crítica social. O protagonista, Marcelo (interpretado por Wagner Moura), é um especialista em tecnologia que tenta escapar de um passado sombrio, mas logo descobre que sua cidade natal guarda perigos ainda maiores.
O elenco é de peso: Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Carvalho e outros grandes nomes completam a produção, que promete colocar o cinema nacional em destaque mundial mais uma vez.

Como funciona a escolha para o Oscar?
A seleção brasileira passa por um comitê de especialistas ligados à Academia Brasileira de Cinema, que analisam os filmes lançados no país no período de elegibilidade. Para concorrer, as produções precisam ter estreia em cinema comercial, exibição mínima de 7 dias seguidos e não podem ter sido lançadas em TV ou streaming antes da estreia oficial nas telonas.
Este ano, seis filmes chegaram à pré-lista, mas foi “O Agente Secreto” que conquistou a vaga.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
A trajetória internacional de “O Agente Secreto”
Mesmo antes de chegar oficialmente aos cinemas brasileiros (estreia marcada para 6 de novembro, pela Vitrine Filmes), o longa já vem rodando o mundo. Depois de Cannes, passou por Paris, Toronto, Telluride, Lima, entre outros festivais internacionais, e tem exibições confirmadas em mais de 90 países.
Aqui no Brasil, a jornada começou em Recife, cidade natal de Kleber e cenário do filme, e já passou pelo Festival de Brasília. Em breve, chega ao Olhar do Norte (Manaus), Maranhão na Tela, CineBH, Cine Ceará e Festival do Rio.

O peso da indicação
Se conseguir a vaga entre os finalistas, “O Agente Secreto” pode repetir o feito de “Ainda Estou Aqui”, que brilhou na última edição do Oscar. Para Kleber Mendonça Filho, que já é considerado um dos diretores mais importantes da atualidade, a indicação seria mais um marco histórico para o cinema nacional.
Agora, é aguardar para ver se o Brasil vai garantir seu espaço na cerimônia mais assistida do cinema mundial.