Na tarde desta segunda-feira (22/09), a Arena Mumbuca recebeu mais uma edição do projeto “Simplesmente Um Olhar”, da Secretaria de Esportes de Maricá. O encontro teve como destaque uma roda de conversa acolhedora entre equipe multidisciplinar da Prefeitura e familiares de alunos PCDs atendidos pelas atividades esportivas do município.
O objetivo foi claro: aproximar famílias, profissionais e atletas, discutindo como o esporte pode ser um caminho de inclusão, autoestima e transformação social.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
Esporte é para todos 💪
Psicólogas, fisioterapeutas e assistentes sociais conduziram o bate-papo, abordando desde desafios no acesso ao esporte até conquistas alcançadas por meio das práticas inclusivas.
“Estamos aqui para mostrar que o esporte é para todos, sem exceção. Hoje celebramos o Dia do Atleta Paralímpico com nossos alunos como entrevistadores ao lado de atletas do projeto Cidade Olímpica”, destacou Gabriela Guimarães, coordenadora pedagógica dos PCDs no programa Maricá Esporte Presente.
Protagonismo dos alunos 🎤
Durante o evento, os próprios alunos assumiram o papel de entrevistadores e conversaram com o atleta paralímpico de bocha adaptada, Lucas Araújo, que compartilhou sua trajetória de superação.
“Pra mim, o esporte é sobre respeito, superação e inclusão. Ele transformou minha vida e acredito que pode transformar a de qualquer um”, disse Lucas.
Enquanto isso, as famílias participaram de rodas de conversa sobre direitos, políticas públicas e serviços de apoio que garantem a inclusão plena no esporte. Profissionais lembraram que o suporte familiar é essencial para o desenvolvimento da autonomia e autoestima dos alunos.
Inclusão na prática 🌍
O projeto “Simplesmente Um Olhar” é parte das políticas públicas de Maricá para garantir que nenhuma pessoa com deficiência fique de fora das oportunidades no esporte. Além da prática esportiva, o programa também foca em informação, integração e acolhimento.