O Coletivo Jovem Albatroz (CJA) está completando uma década de atividade e decidiu comemorar do jeito mais bonito possível: com uma exposição cheia de histórias, rostos, conquistas e afeto pelo mar. A mostra “Retratos da Juventude que Ousou Cuidar do Mar” abre nesta quinta-feira (28), às 16h30, no Centro de Visitação do Projeto Albatroz, em Cabo Frio (RJ), e segue até o fim do ano.
A proposta é simples e poderosa: apresentar a jornada de mais de 170 jovens que passaram pelo coletivo desde 2015 e ajudaram a construir uma rede de lideranças dedicadas à conservação marinha e costeira no Brasil.
Um espaço que forma líderes e transforma trajetórias
Criado em Santos (SP), o Coletivo Jovem Albatroz surgiu do próprio desejo dos estudantes envolvidos no Projeto Albatroz de construírem um território de troca, formação e protagonismo juvenil. Desde então, o grupo tem apostado em uma educação crítica e prática, onde jovens propõem projetos, executam ações e participam de espaços públicos de decisão ligados ao meio ambiente.
Os processos formativos do CJA envolvem desde cursos e oficinas até saídas de campo, educomunicação, produção audiovisual, captação de recursos, políticas públicas e muito mais. Tudo isso resultou em participações importantes, como o Encontro Jovem Mar, a criação da ação virtual #AfetoOceano, publicações acadêmicas e materiais educativos.
Fotografia, memória e tecnologia para contar uma década de impacto
A nova exposição utiliza imagens, histórias e recursos audiovisuais — inclusive QR Codes — para revisitar a trajetória do coletivo sob vários pontos de vista: o institucional, o coletivo e o pessoal. Depoimentos de ex-integrantes mostram como a experiência no CJA abriu portas acadêmicas, profissionais e até afetivas, dando aos jovens uma relação mais profunda com o oceano.
Para Thaís Lopes, educadora ambiental e integrante da primeira turma, o processo foi emocionante:
“Percebi que a história do CJA também é a minha história. Espero que todos possam visitar e se encantar com essa trajetória.”
Já Juliana Justino, responsável pela concepção e design da mostra, reforça:
“A exposição é uma porta de entrada para quem quer entender o oceano e se conectar com essa juventude transformadora.”
O CJA também integra a Rede Jovem Mar, iniciativa que articula coletivos de projetos patrocinados pela Petrobras, como Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil.
Serviço — Exposição “Retratos da Juventude que Ousou Cuidar do Mar”
📍 Local: Centro de Visitação do Projeto Albatroz
Av. Wilson Mendes, s/n, Porto do Carro, Cabo Frio (RJ)
📅 Inauguração: 28/11, às 16h30
⏱ Horários:
— Quinta e sexta: 10h às 18h
— Finais de semana: 14h às 18h
🎟 Ingressos:
— Inteira: R$ 15
— Meia: R$ 7
— Gratuidade: crianças até 3 anos, inscritos no CadÚnico e moradores do entorno
ℹ️ Mais informações: projetoalbatroz.org.br/centro-de-visitacao
Contexto: o trabalho do Projeto Albatroz
O Projeto Albatroz atua desde 1990 para reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis na pesca — uma ameaça global que tira a vida de cerca de 300 mil aves por ano. No Brasil, estima-se que entre 30 e 40 mil dessas aves sejam vítimas do espinhel. A instituição trabalha com pesquisas, políticas públicas, educação ambiental e ações diretas com pescadores para reduzir esses impactos.
Hoje, o projeto mantém bases de pesquisa em quatro estados e, desde 2023, opera o Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha em Cabo Frio, uma área estratégica pela grande presença dessas aves na Região dos Lagos.



