A Prefeitura de Maricá promove neste domingo (07/09) o terceiro dia da 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que acontece na Orla do Parque Nanci. A programação, totalmente gratuita, reúne literatura, arte, música e debates culturais, consolidando o evento como um espaço de transformação social e valorização da diversidade.
Programação infantil
A partir das 9h30, a FLIMzinha abre o dia com os espetáculos musicais Mangueira do Amanhã e Samba Menino. Ao longo da programação, haverá pintura facial com o tema Animaniacs e apresentações de cosplay.
Debates e encontros
Na Tenda Papo FLIM, às 11h, acontece a mesa Entre Fatos e Leituras, reunindo os jornalistas Aline Midlej e Octavio Guedes, com mediação da secretária de Comunicação de Maricá, Danielle Oliveira.
Às 16h, o público poderá acompanhar o talk show Conversa e Canção, com o cantor Leoni e o produtor musical Maurício Pacheco. O artista volta ao palco principal às 22h para um show especial.
Já às 18h, a mesma tenda recebe o debate Escrevivências da Quebrada, com MV Bill, Jessé Andarilho, Rodrigo Santos, Wesley Barbosa e Manoel Soares, discutindo literatura, ativismo e cultura urbana.
Protagonismo jovem
Na Tenda Jovem, às 13h, estudantes de escolas municipais participam do encontro Juventudes que Inspiram e Transformam, com mediação de Alessandra Iguaçu, da Secretaria de Educação.
Às 15h, a palestra Jovens Protagonistas: Soft Skills para Carreira e Empreendedorismo será conduzida por Caio Moniz (Sebrae) e Victor Silveira, subsecretário de Ensino Superior da Seduc.
Às 17h, o espaço recebe a peça teatral Ai de Mim. Um Experimento Sobre o Amor!, apoiada pela Secretaria de Cultura e Utopias.
Cultura para todas as idades
A programação reforça a proposta da FLIM de democratizar o acesso à literatura e à cultura, promovendo diálogos, reflexões e momentos de lazer. O evento segue até 14 de setembro com grandes atrações nacionais e internacionais.