Um helicóptero e um caça da Marinha dos Estados Unidos caíram com uma hora de diferença durante operações de rotina no Mar da China Meridional, neste domingo (26). Ambos os acidentes ocorreram a partir do mesmo porta-aviões USS Nimitz, e todos os tripulantes foram resgatados com vida, segundo a Marinha norte-americana.
O incidente aconteceu enquanto o presidente Donald Trump realiza uma viagem diplomática pela Ásia. Ao comentar o caso a bordo do Air Force One, ele classificou o episódio como “incomum” e levantou a hipótese de que o problema possa ter sido causado por “combustível de má qualidade”, mas afirmou que a causa será esclarecida em breve.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
A Frota do Pacífico dos EUA confirmou em publicação na rede X que “todos os tripulantes envolvidos estão seguros e em condições estáveis” e que uma investigação foi aberta para apurar o que motivou as quedas.
O helicóptero Sea Hawk caiu por volta das 14h45 (horário local), e, cerca de uma hora depois, um caça F/A-18F Super Hornet também foi ao mar.
O Ministério das Relações Exteriores da China ofereceu assistência humanitária aos Estados Unidos após os acidentes.
A viagem de Trump pela região termina na próxima quinta-feira (30), em uma cúpula com o presidente chinês Xi Jinping, em meio a um cenário de crescente tensão militar no Indo-Pacífico.




