Um incêndio atingiu parte da Blue Zone da COP30, em Belém, no início da noite da quinta-feira (20). A área é uma das mais importantes do evento climático da ONU, onde ocorrem negociações oficiais entre países. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, e o público foi evacuado imediatamente.
As atividades foram temporariamente suspensas — justamente na fase final das negociações, quando delegações costumam fechar os textos oficiais.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o fogo começou na área onde ficam os estandes dos países. Ele destacou que as lonas usadas no pavilhão são antichamas, o que ajudou a impedir que as chamas se espalhassem rapidamente.
“Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã”, afirmou o ministro.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
Em nota, a organização da COP30 informou que o incêndio foi controlado e que não houve feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, diz o comunicado.
O episódio aconteceu no momento em que Belém recebe milhares de participantes — entre líderes globais, especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil — para debater metas climáticas e acordos internacionais.




