Durante 11 dias, o coração político do Brasil vai bater no meio da Amazônia! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) a lei que transfere temporariamente a capital brasileira de Brasília para Belém (PA), durante a COP30, conferência global da ONU sobre mudanças climáticas que acontece entre 11 e 21 de novembro de 2025.
A nova Lei nº 15.251, publicada no Diário Oficial da União, tem um forte simbolismo político e ambiental: mostrar ao mundo que o Brasil quer colocar a Amazônia no centro das decisões sobre o futuro do planeta. 🌳
Durante esse período, todos os atos oficiais do governo federal, inclusive despachos do presidente e ministros, serão registrados como feitos em Belém. Isso significa que, oficialmente, o país será governado da capital paraense — com possibilidade dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) se instalarem temporariamente por lá.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
💬 Segundo o governo, a medida “reforça a relevância da Amazônia na agenda ambiental internacional” e marca o compromisso do Brasil com as ações globais pelo clima.
Essa não é a primeira vez que o Brasil muda de capital por um motivo especial: em 1992, durante a Rio-92 (a histórica Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento), o Rio de Janeiro também virou a capital temporária.
A COP30 deve reunir líderes mundiais, cientistas e ativistas para discutir metas ambientais, redução de emissões de carbono e preservação da floresta amazônica — que será o grande palco das conversas sobre o futuro do clima na Terra.




