A Prefeitura de Maricá manifestou interesse em adquirir o Castelo Shiachticas, popularmente conhecido como Castelo de Bambuí, para transformá-lo em um centro de artes e ofícios. A ideia é oferecer oficinas de bronze, vitrais, cerâmica, escultura em madeira, modelagem em argila, pintura em tela e criação de imagens em gesso. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/02) pelo prefeito Washington Quaquá, que também pretende utilizar o espaço para eventos sociais, como festas de 15 anos e casamentos comunitários financiados pelo município.
“O objetivo é transformar o castelo em um centro de aprendizado e cultura. Queremos ensinar ofícios como a fundição de bronze e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos especiais para aqueles que não têm condições financeiras de realizar uma festa de 15 anos ou um casamento. O Castelo Shiachticas será um espaço voltado para o povo”, afirmou o prefeito.

O proprietário do castelo, o artista plástico Alexandre Shiachticas, recebeu a notícia com entusiasmo e emoção. “Esse lugar tem sete mil metros de extensão e abriga um museu. A Prefeitura pode ampliar e preservar esse espaço, o que me deixa muito feliz. Sempre quis proporcionar festas para quem não tem recursos. No fim, o que deixamos é o nosso legado”, declarou.
Shiachticas é responsável por diversas obras espalhadas pela cidade, incluindo a “Garça de Araçatiba”, a “Mesa dos Imortais” no Centro, a “Sereia de Araçatiba” e a estátua de Darcy Ribeiro, localizada na antiga residência do antropólogo, hoje transformada no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho.