24 C
Brasil
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

Saquarema avança na regularização fundiária e leva segurança jurídica a moradores de cinco bairros

A Prefeitura de Saquarema segue acelerando o processo de regularização fundiária no município. A ação, realizada em parceria com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), está garantindo que famílias de diferentes regiões possam, enfim, conquistar o documento que reconhece legalmente seus imóveis.

O trabalho, conduzido pela Secretaria Municipal de Urbanismo, está concentrado nos bairros São Geraldo, Retiro, Raia, Vilatur e Jaconé. Até domingo, equipes seguirão em campo nessas localidades intensificando as visitas e atualizando os dados necessários para a formalização das moradias.

Visitas de casa em casa

As equipes do ITERJ — sempre identificadas com uniforme e crachá — estão realizando visitas domiciliares para coletar informações essenciais do cadastro. O processo é simples, rápido e feito diretamente com os moradores, garantindo confiança e transparência.

Essa etapa é fundamental para que cada família avance no caminho até o título de regularização, que dará segurança jurídica e reconhecimento oficial ao imóvel.

Por que isso importa?

A legislação brasileira assegura o direito à moradia digna, especialmente para famílias de baixa renda que vivem em áreas públicas ou privadas dentro dos critérios legais. A regularização fundiária segue uma série de normas, como:

  • Constituição Federal
  • Estatuto da Cidade
  • Plano Diretor Municipal
  • Lei da REURB

Esses marcos garantem a função social da terra e estabelecem as diretrizes para que as famílias possam conquistar a titularidade de seus imóveis.

Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram Facebook para não perder nada!

O que diz o município

O Secretário Municipal de Urbanismo, Felipe de Oliveira Araújo, reforça que o Programa de Regularização Fundiária tem papel central nesse avanço.

Segundo ele, as equipes do município e do ITERJ realizam levantamentos técnicos e sociais, identificam as ocupações e preparam toda a documentação para que os títulos sejam emitidos. Quando necessário, também são abertos processos de usucapião ou demarcação urbanística.

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares