🚂 Brasil e China estão mais próximos de tirar do papel um projeto ambicioso que pode transformar a logística na América do Sul: uma ferrovia que vai ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico, conectando o interior do Brasil ao porto de Chancay, no Peru — recém-inaugurado pelos chineses.
Na prática, isso significa criar um “corredor bioceânico” que corta o continente de ponta a ponta, levando grãos, minérios e produtos brasileiros até o mercado asiático por trilhos.
📍 A novidade veio nesta segunda-feira (7), em Brasília, com a assinatura de um acordo entre o Ministério dos Transportes do Brasil e o instituto de planejamento ferroviário da China (China Railway Economic and Planning Research Institute). A ideia é realizar estudos técnicos sobre como essa integração vai funcionar na prática.
Qual é o caminho da Ferrovia Bioceânica?
O projeto parte da integração de ferrovias que já existem ou estão em construção no Brasil:
- Fiol (Bahia–Goiás)
- Fico (Goiás–Mato Grosso)
- Ferrovia Norte-Sul (de São Paulo ao Maranhão)
Tudo se conecta em Lucas do Rio Verde (MT), onde começará o traçado da nova Ferrovia Bioceânica. De lá, o trajeto seguirá até a fronteira com o Peru, passando por Rondônia e Acre, cruzando os Andes e chegando ao Porto de Chancay, no Pacífico — a apenas 70 km de Lima.
🛤️ Hoje já existem rodovias interligando esse trajeto (como a BR-317 e a BR-364), mas o transporte ferroviário traria mais agilidade, menor custo e menor impacto ambiental.
Um projeto que mexe com toda a América do Sul
A Ferrovia Bioceânica faz parte do Rotas de Integração Sul-Americana, uma iniciativa criada em 2023 pelo governo brasileiro para acelerar obras que conectem o Brasil aos países vizinhos por terra, água e trilhos.
Além de melhorar a infraestrutura, o projeto também está alinhado com três grandes eixos do acordo Brasil-China: o Novo PAC, o Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica.
🌍 E tem mais: o anúncio veio no embalo da Cúpula do Brics, no Rio, onde os países-membros reforçaram o compromisso com uma infraestrutura de transporte sustentável e inclusiva. O grupo, que agora inclui países como Egito e Etiópia, quer fortalecer as rotas de conexão entre países do sul global.
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Por que essa ferrovia é importante?
✔️ Reduz custos e tempo de transporte até a Ásia
✔️ Estimula o desenvolvimento de regiões menos conectadas
✔️ Gera empregos e atrai investimentos
✔️ Alivia o trânsito de caminhões nas rodovias
✔️ É mais ecológica que o transporte rodoviário
E ainda ajuda o Brasil a depender menos de portos congestionados e rotas marítimas longas, abrindo novas portas para o comércio exterior.
E agora?
Com o acordo assinado, os estudos para viabilizar a ferrovia começam oficialmente. A partir disso, o governo vai definir os próximos passos para transformar os trilhos em realidade — e conectar o coração do Brasil ao mundo, sobre trilhos.