A cidade de Maricá realizou, no domingo (7/12), a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, reunindo moradores, visitantes e militantes em um evento marcado pela celebração da diversidade e pela valorização das histórias da comunidade. Com o tema “Envelhecer com Orgulho: Respeitem Nossas Histórias”, a edição deste ano prestou homenagem especial aos idosos LGBTQIAPN+, em sintonia com o mês dedicado à luta contra a AIDS.
Organizada pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e com apoio de diversas pastas municipais, a parada ocupou a orla da Barra de Maricá com shows, atividades culturais e discursos voltados à conscientização e ao fortalecimento das políticas públicas inclusivas.
O coordenador institucional LGBTQIAPN+ da secretaria, Carlos Alves, destacou a importância da celebração para o município.
“Esta homenagem celebra a trajetória de resistência e de luta dos nossos idosos, reafirmando o compromisso com a diversidade e com os direitos humanos”, afirmou.
Um dos homenageados, o professor aposentado Aníbal de Gouvêa Júnior, de 76 anos, emocionou o público ao falar sobre o significado do reconhecimento.
“É um evento grandioso, em um lugar paradisíaco como a Barra de Maricá. Fico feliz em ver que a sociedade brasileira avança rumo ao respeito e à harmonização das várias formas de viver”, disse.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
Representando a juventude LGBTQIAPN+ do município, Ana Clara Raboso reforçou a importância de reafirmar direitos e promover representatividade.
“A parada é um momento essencial para lembrar que nossos direitos precisam ser garantidos e respeitados. Estar aqui é dizer que existimos e que seguimos lutando”, declarou.
Com grande participação popular, a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Maricá reforçou a relevância das ações de valorização da diversidade e consolidou o evento como um dos principais espaços de celebração, resistência e defesa dos direitos humanos na região.




