O Rio amanheceu mais silencioso nesta sexta-feira (25). A cidade se despede de uma das vozes mais marcantes da música brasileira: Preta Gil. O velório da cantora, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, por complicações de um câncer, acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro — exatamente como ela pediu: com alegria, música e muito amor.
Um corredor foi montado do lado de fora do Theatro para organizar o público, que compareceu em peso para dar o último adeus. A cerimônia é aberta até as 13h e embalada por uma playlist festiva escolhida pela própria Preta, celebrando sua trajetória de luz, resistência e representatividade.
Do lado de dentro, apenas familiares e amigos próximos têm acesso à área reservada. Francisco Gil, filho da cantora, foi o único parente a aparecer brevemente ao lado do caixão. Celebridades como Thais Araújo, Arlete Salles, Thiaguinho, Péricles e Paula Lima, Regina Cazé, Carolina Dieckman, Nicolas Prates também estiveram presentes.





Representando o presidente Lula, a primeira-dama Janja da Silva esteve no velório e levou uma coroa de flores com uma faixa comovente:
“Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra sua luz.”
O texto faz referência à música “Só o Amor”, sucesso na voz de Preta.
Depois da cerimônia, o corpo da artista segue em cortejo pelas ruas do Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil — criado recentemente no Centro do Rio — e será levado ao Crematório da Penitência, no Caju.
✨ Uma despedida do jeito que ela queria: com música, afeto e legado eterno.