Um incêndio de grandes proporções segue destruindo parte da fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial II, em Manaus (AM), desde o meio-dia de terça-feira (5). Até a manhã desta quarta (6), as chamas ainda não foram controladas.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas, 148 agentes e 26 viaturas continuam atuando no combate ao incêndio, que já dura quase 24 horas. A fumaça densa e tóxica visível de vários pontos da cidade segue dificultando o trabalho da equipe.

💥 O que causou o incêndio?
Trabalhadores relataram que o fogo teria começado com faíscas de uma máquina de solda que atingiram um produto químico na linha de produção da Effa, onde cerca de 100 caminhões de pequeno porte estavam sendo montados. O local tem uma grande quantidade de materiais inflamáveis, como plásticos, pneus e combustíveis, o que dificultou o controle do incêndio.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
📹 Vídeos que circulam nas redes sociais mostram colunas de fumaça intensa e explosões no interior da unidade. O próprio Instagram dos bombeiros publicou imagens do combate às chamas.
🚑 Funcionária grávida ficou ferida
Inicialmente, os bombeiros informaram que não havia feridos. Mas, segundo o Hospital 28 de Agosto, uma funcionária chamada Letícia Gomes, grávida de dois meses, foi levada ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) com queimaduras. Ela descansava durante o intervalo de almoço quando foi surpreendida pelas chamas. O estado de saúde é estável, mas ainda não há informações sobre o bebê.
🗣️ Um funcionário relatou:
“Começou a pegar fogo no canto e já foi espalhando tudo. Aí todo mundo começou a correr desesperado.”
🏭 Suframa promete apoio
Nesta quarta (6), o superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva, esteve no local e afirmou que a Suframa vai ajudar na reconstrução da fábrica:
“Lamentamos profundamente o ocorrido. Vamos apoiar a Effa Motors e seus trabalhadores nesse momento difícil.”
🚫 A empresa Effa Motors informou que não vai se pronunciar até a conclusão das investigações.
🧯 Governador se pronuncia
Na noite de terça, o governador do Amazonas, Wilson Lima, agradeceu aos bombeiros pelo trabalho intenso e afirmou que a equipe “não está medindo esforços no combate a este sinistro”.