A tecnologia de segurança pública de Maricá voltou a mostrar resultado. Um foragido da Justiça foi capturado após publicar uma foto no Farol de Ponta Negra — e ser rastreado pelas câmeras inteligentes instaladas pela Prefeitura.
O caso aconteceu na sexta-feira (05/12) e foi resultado de uma operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Cidadã e a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).
Como tudo começou
O suspeito, Maycon dos Santos, condenado a 12 anos por homicídio e investigado pela morte de um policial militar em maio de 2025, postou uma foto no Farol de Ponta Negra. A equipe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) reconheceu a motocicleta usada por ele e deu início ao rastreamento.
Com o apoio das câmeras distribuídas pela cidade, os agentes acompanharam o trajeto da moto. Maycon foi finalmente abordado na ponte da Barra de Maricá.
Tecnologia que funciona
O secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, destacou que os investimentos em monitoramento inteligente e capacitação da Guarda Municipal têm gerado resultados concretos.
“Estamos colhendo resultados significativos, contribuindo diretamente para a queda dos índices de criminalidade e para uma cidade mais segura.”
Outro foragido também foi preso
No sábado (06/12), as câmeras do Ciosp identificaram a moto conduzida por Robert Richard, conhecido como Lázaro, procurado por latrocínio, tráfico e roubo qualificado. Ele foi interceptado em Itaboraí e segue à disposição da Justiça.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
Cidade da Segurança: novo passo da proteção em Maricá
Na última segunda (01/12), começou a construção da Cidade da Segurança, um complexo moderno que vai unificar estruturas da Guarda Municipal, com:
- área de treinamentos;
- estande de tiros;
- salas de capacitação;
- um novo Centro Integrado de Comando e Controle com tecnologia de ponta.
Resultados que chamam atenção
Em 2025, a Segurança Pública de Maricá registrou:
- menor índice de letalidade violenta desde 2003;
- um ano e meio sem casos de latrocínio;
- 27 prisões;
- 5 pessoas desaparecidas localizadas;
- 109 veículos recuperados;
- mais de 300 ocorrências encaminhadas à polícia via monitoramento.




